Oradores




Domingos Carneiro, alto anfitrião deste evento, animador cultural, ligado ao associativismo desde 1980, presentemente, Presidente da Direção Nacional da Associação Espaço Jacobeus (Confraria de São Tiago), tendo sido Presidente do Conselho Fiscal, de 2013 a 2014, sendo, também, tesoureiro da Associação Orquestra de Música de Fafe (AOMF), com historial de cargos em demais instituições de carácter social filantrópico. Lidera meio milhar de associados e 13 Delegações em Portugal, centrando a atividade da AEJ na promoção da peregrinação a Santiago de Compostela, através da informação e preparação de peregrinos, em concordância com o fundamento espiritual que é próprio ao Caminho de Santiago, da distribuição da "Credencial do Peregrino", e do trabalho conjunto com as entidades oficiais locais no estudo e manutenção dos percursos. Mais informações: Associação Espaço Jacobeus - Confraria de São Tiago










Prof. Celestino Lores, Doutor em História pela Universidade de Santiago com diplomas em Direito, Turismo e Educação Física, que congrega a presidência de diversas associações e movimentos, como por exemplo, da Fundação do Caminho de Santiago, da Associação dos Amigos do Caminho Português para Santiago, da Confraria de Santiago de Pontevedra, onde já exerceu funções de vereador de Câmara, publicados inúmeros livros sobre o Caminho de Santiago, incluindo a direção da revista "Via Lusitana", publicada pela Fundação Camino de Santiago, diversos Prémios e Mençãos Honrosas, Secretariado da UNICEF... 









Prof. Luis Filipe Oliveira, Doutor em História Mediaval, especializado nas Ordens Militares, Elites Urbanas e Nobreza Cruzada, com dezenas de livros e artigos de investigação publicados, Vice-diretor do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade do Algarve, membro efetivo do Conselho Científico, e onde já exerceu cargos de Subdiretor da Faculdade.
https://ualg.academia.edu/Lu%C3%ADsFilipeOliveira 










Paulo Almeida Fernandes, Doutorando em História da Arte (Medieval), é membro integrado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (Universidade de Coimbra) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa). Tem dedicado parte da sua investigação a estudar os caminhos portugueses de peregrinação a Santiago de Compostela durante a Idade Média e desenvolvido projectos de investigação sobre a arte pré-românica e românica em Portugal e Espanha.










Leandro Eustáquio GomesDoutorando em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra, onde atualmente integra o Centro de Investigação sobre o Caminho de Santiago Português, desenvolvendo trabalho com o foco principal sobre a patrimonialização, ou seja, do processo de perceção sobre o património, bem como o pedido e reconhecimento junto a UNESCO como património da humanidade. Bolsista CAPES, Erasmus Mundus, Prouni -já foi agraciado com dois prémios: O Destaque Académico como Melhor Monografia 2009 e a Láurea Académica, como Melhor Aluno Formando 2009, no Centro Universitário Newton Paiva, Brasil. Tem experiência na área de Turismo em diversas pesquisas e conhecimento em Antropologia em que se destaca o trabalho etnográfico sobre o Caminho de Santiago Português, Portugal - Espanha.










Dr. Alberto Solana de Quesada
, natural de Madrid, formado em Medicina e Cirurgia pela Universidade Complutense de Madrid e especialista em medicina homeopática. Membro da Asociación Gallega de Amigos del Camino de Santiago (AGACS) e da Asociación de San Guillermo de Arnotegui, com quem tem colaborado em vários projectos jacobeos, é atualmente presidente da Cofradia de Santiago de Madrid e é um membro associado do FICS (Fraternidade internacional do Caminho de Santiago).
Mas acima de tudo é um peregrino de Santiago de Compostela.
Estudou canto e música na Escola Superior de Canto de Madrid e é um membro do Coro da Comunidade de Madrid, do qual é arquivista titular, e é membro fundador das Asociación Voces para la Paz, Músicos Solidários para organizar concertos e obtenção de recursos para projetos de ajuda humanitária http://www.vocesparalapaz.com/








Luis Ferreira, Escritor com menção honrosa no XIV Concurso de Poesia da APPACDM – 2009 que publica em diversos sites ligados à escrita e às artes, possuindo diversas obras de poesia editadas, e participada escrita em mais de 30 antologias. A suas obras individuais mais dedicadas ao Caminho de Santiago transbordam já em muitos corações:
“Entre o silêncio das pedras”, 1ªed. Brasileira, Editado Ago/2014
“Olhares de um peregrino no caminho de Santiago”, 1ªed. Abr/2015, 2ªed. Out/2015
“Diário do Xavier Lopes”, Editado Out/2015.
http://www.luisferreiraescrita.com/










José Luis Sanches, Presidente da Direção da Associação de Peregrinos Via Lusitana desde 2012.A Via Lusitana foi fundada em 2010 e desde essa altura a sua principal preocupação tem sido o apoio aos peregrinos, efectuando regularmente trabalhos de manutenção do Caminho e da sua sinalização, principalmente a sul do Douro, distribuindo credenciais aos peregrinos, quer directamente quer na Sé de Lisboa. Têm um albergue após a saída de Lisboa, em Alpriate, zem a gestão do Albergue Rainha D. Teresa em Albergaria-a-Velha. Também realizam cursos para Hospitaleiros Voluntários em colaboração com a Federação Espanhola de Associações de Amigos do Caminho de Santiago.




Nuno Sousa, natural de Lisboa, é desde sempre um apaixonado pela fotografia, realizando alguns trabalhos por gosto pessoal. Co-autor da obra e exposição  “Olhares de um Peregrino no Caminho de Santiago", 2015. Co –autor da obra 
“Olhares De Um Peregrino - Edição Especial Bilingue” 2015. Participação do livro “ O primeiro passo é teu “ CASMP 2015. Participação na exposição colética “olhares sobre Marrocos “Outsider 2016 «Cada passo que dou é uma imagem que recordo»


 




























































































































































Comments