Enigma Compostelano

O nosso colaborador e amigo, Alberto Solana de Quesada, presidente da Cofradia de Santiago de Madrid, acaba de publicar um ensaio interessante que certamente não vai deixar ninguém indiferente: "O Enigma Compostelano". Com um prefácio de Francisco Singul, o autor enfrenta, sem medo e cheio das suas razões, os critérios de verosimilitude da tradição jacobeia, que vem defendendo há anos. O autor chama a atenção para o problema logo a partir das primeiras páginas: será a lenda jacobeia uma tradição piedosa desprovida de qualquer fundamento histórico, um relato não-científico, a trajectória de um mito sujeito a interesses políticos, eclesiásticos, militares, culturais ou doutrinais? Ou, pelo contrário, será possível analisar rigorosamente os critérios de verosimilitude?

O autor aposta nesta última opção e expõe, nesse sentido, uma análise bem estruturada e agradável, sobre os critérios da verosimilitude histórica, sem deixar nada de fora. A análise das fontes, o alegado silêncio de muitas delas em relação à pregação apostólica, os fundamentos arqueológicos, as teorias anti-jacobeas ao longo da história, as várias hipóteses concorrentes (entre elas a Emeritense e a tão recorrente de Prisciliano), os testes de carbono-14...
Um estudo bem estruturado com conclusões corajosas. Estejam de acordo com elas ou não, a obra é imprescindível para todos os que querem aprofundar as raízes do fenômeno jacobeu.

Os interessados no livro podem adquiri-lo através do seguinte e-mail: cofradia@santiagoysanjuan.org

Sorte ao autor e longa vida à sua obra!


Comments